Dicas para lidar com o Estresse

Saber administrar os efeitos de eventos estressores é fundamental para se ter qualidade de vida. A sensação de cansaço e falta de energia, muitas vezes surge em consequência da exposição repetida a eventos estressores, nos quais não estamos sendo capazes de minimizar o impacto que produzem em nós.
Vale lembrar que eventos estressores não são apenas aspectos que consideramos negativos. Eles também podem ser situações que consideramos positivas como uma viagem, uma promoção, novos desafios... A interpretação que cada pessoa dá ao evento é que pode torná-lo algo de maior ou menor magnitude estressora. 
A seguir, destacamos algumas dicas para ajudá-lo no seu dia-a-dia:

1- Aprenda a reconhecer os eventos estressores para você e suas reações
Tomar consciência é o primeiro passo. Às vezes uma pessoa começa identificando os efeitos do estresse através de sintomas físicos, como por exemplo, enxaqueca, gastrite, alteração na pressão arterial etc...  Uma vez percebidos os sintomas no corpo é que a maioria das pessoas desperta para os aspectos relacionados aos hábitos e reações emocionais diante de determinados eventos. Entretanto, você pode identificar agora o que pode ser modificado, sem que seu corpo tenha sofrido consequências mais agudas ou crônicas. Pare por alguns instantes e procure identificar quais são os eventos e emoções que te remetem à palavra estresse. Se for mais fácil faça o seguinte exercício: O que você pensa, sente ou imagina quando escuta a palavra estresse?
  
2- Tenha uma alimentação adequada
Não basta comer de maneira saudável e em horários regrados. O momento da alimentação tem que ser prazeroso, tranquilo, em que você possa mastigar bem os alimentos facilitando a digestão. O hábito cada vez mais comum de se alimentar na frente da televisão ou do computador não ajuda em nada nesse sentido. Como anda a sua alimentação? Você respeita as necessidades do seu corpo? E como é o seu consumo de estimulantes? Se você pudesse mudar a sua alimentação, o que você faria de diferente?

3- Tenha uma boa noite de sono
Ter uma boa qualidade de sono em que você, além de dormir o tempo suficiente, também tem um sono reparador é fundamental. Se você tem problemas para dormir bem, vale a pena consultar informações sobre higiene do sono e inclusive, procurar as orientações de um especialista. Selecionamos algumas orientações sobre higiene do sono publicadas no site do Hospital Samaritano de São Paulo:


Algumas medidas básicas podem ajudá-lo a ter um sono de maior qualidade. São elas:
  • Mantenha a hora de dormir e acordar constante, sempre que possível;
  • Tente não dormir durante o dia;
  • Quanto mais tentar dormir, mais acordado ficará. Leia ou assista televisão até ficar com sono e dormir naturalmente;
  • Pratique pelo menos 20 ou 30 minutos de exercícios físicos intensos por dia, de preferência 5 a 6 horas antes de ir para a cama;
  • A cafeína e a nicotina podem impedi-lo de dormir. Com o álcool, ocorre um sono superficial e pouco repousante e no qual se acorda frequentemente;
  • Um banho quente ou um chá relaxante antes de deitar pode ajudá-lo a dormir

4 - Trabalhe suas emoções
 Ser capaz de tomar consciência e administrar as próprias emoções são alguns dos aspectos que indicam o quanto uma pessoa é inteligente emocionalmente. Isso se reflete nos relacionamentos pessoais e no trabalho, na forma de reagir e enfrentar as situações. Ao contrário do que se imagina, uma pessoa que é capaz de administrar as próprias emoções não nega o que sente ou deixa de sentir. Ela começa reconhecendo o que sente, por exemplo,  como a raiva. Sim, pessoas emocionalmente mais inteligentes também sentem raiva. A diferença é que elas não despejam a raiva em cima dos outros de forma descontrolada ou engolem a raiva em frustração e ressentimento. Elas encontram formas saudáveis de administrar essa emoção.Você já sentiu raiva no trânsito, no comércio, no restaurante... no trabalho? Ainda bem! Mas o que você fez com a raiva que você sentiu?  Você conhece a sensação de engolir um sapo? Estresse e administração emocional estão intimamente conectados. Comece se observando. Atualmente existem ótimos livros de educação emocional com exercícios interessantes. Mas caso você sinta dificuldade ou necessidade, não deixe de pedir a ajuda de um profissional capacitado. 

5- Mude sua rotina e administre seu tempo
Tem coisas que precisam de ação, mudança. Se dormir tarde te faz acordar cansado, por que não mudar esse hábito? E tudo aquilo que você procrastina ou deixa para a última hora... qual o resultado? Pense  no que você pode fazer para cuidar melhor de você hoje. Administrar o tempo ajuda muito na sensação de bem estar e tranquilidade. Se você quer ficar bem estressado seja desorganizado com suas coisas e seu tempo. 

6 - Exercite-se
Como você já sabe exercícios físicos são excelentes aliados na administração do estresse. O pilates, em especial, traz benefícios adicionais nesse sentido, como o alívio de dores, melhora da força e flexibilidade, melhora do equilíbrio, melhora da postura, da circulação sanguínea e da capacidade respiratória. Tudo de bom! 

7- Lazer e Prazer
Dedicar-se a alguma atividade em que você se sinta motivado, descontraído, em conexão com outras ideias e pessoas pode ajudar muito. Atividades que nos ajudem a sentir prazer e leveza são ótimos antídotos e protetores para enfrentamento de eventos estressores. Mas lembre-se que isso é muito pessoal e somente você poderá encontrar as formas que te trazem prazer.

8 - Higiene Mental e Meditação
Como é a qualidade dos seus pensamentos? Você só enxerga problemas, crítica ou também é capaz de atribuir significados e soluções? O seu copo está metade vazio ou metade cheio? Fazer um trabalho de reeducação mental é de grande valia. Se você começar agora vai se surpreender com a quantidade de coisas negativas desnecessárias que transitam em nossos pensamentos. Aliás, muitas pessoas sentem as reações negativas de estresse no corpo em função, não de algo que aconteceu, mas que poderia ter acontecido ou que está acontecendo apenas em seus pensamentos. Uma técnica cada vez mais indicada é a meditação. A seguir colocamos o link de uma matéria do Globo repórter sobre os benefícios da meditação para a saúde.(http://youtu.be/uGBUkJtNioM)

Até a próxima!




Comentários

Postagens mais visitadas