PILATES NA ESCLEROSE MÚLTIPLA





A Equipe da Ekiness entrevistou a fisioterapeuta Dra. Talita Sanches graduada pela UNITAU (2004) e especialialista em Neurologia pelo HC-FMUSP (2007). Possue cursos em Orientação e Mobilidade para pessoas com deficiência visual (FAPI – 2010), Reeducação Funcional da Postura e do Movimento: Princípios e Treinamento (FMUSP – 2006), bem como no Método Kabath – Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FMUSP – 2007). Em 2012 realizou curso completo de Formação no Método Pilates (Mat e Apparatus) pelo DeMarkondes Pilates – Physicalmind Institute.

O que é Esclerose Múltipla (EM)?
Dra. Talita Sanches: A EM é uma doença neurológica que acomete o Sistema Nervoso Central e causa desmielinização das células nervosas. Isso afeta a capacidade de comunicação dos neurônios do encéfalo e da medula espinhal e compromete as funções motoras e sensitivas do indivíduo. A doença é auto-imune e sua causa ainda é incerta. Ela acomete indivíduos adultos jovens e é progressiva, podendo se manifestar de forma contínua, ou por período de crise, quando a atividade inflamatória piora e traz novos sinais e sintomas, seguido por período de remissão.

Como tratar a Esclerose Múltipla?
Dra. Talita Sanches: A doença não tem cura. O paciente faz uso de medicamentos que tem ação anti-inflamatória e o tratamento com os profissionais da reabilitação (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros) visa manter a qualidade de vida do indivíduo e prevenir o surgimento de mais incapacidades. Portanto, a fisioterapia desempenha um papel fundamental na vida dessas pessoas, que acabam privadas da mobilidade normal. Para manter sua funcionalidade e independência, ainda que com restrições, é importante que o paciente seja estimulado para manter a força e a flexibilidade muscular, bem como a coordenação motora e o equilíbrio.

O Método Pilates na Esclerose Múltipla:
Dra. Talita Sanches: O Método Pilates é uma ótima alternativa para estes pacientes, sendo utilizado como ferramenta de reabilitação por estimular o recrutamento muscular com controle e em amplitudes que melhoram a flexibilidade global. Além disso, é um método que visa o alinhamento postural e estimula a percepção corporal. Também trabalha muito o aspecto respiratório (um dos possíveis agravos devido fraqueza), e pode melhorar a expansibilidade pulmonar e da caixa torácica, e a função expiratória que exige mais força.
Os atendimentos devem respeitar um ritmo menos intenso e os movimentos selecionados devem atender às necessidades de cada paciente, segundo as limitações motoras que ele apresenta, podendo-se modificar a forma de execução para permitir que o paciente se movimente. Portanto, vale ressaltar que por se tratar de um paciente que exige cuidados especiais, o profissional fisioterapeuta precisa ser especializado e conhecer bem as limitações impostas pelo quadro e pela doença para ser capaz de estimular as funções motoras, sem causar fadiga ou outros danos que possivelmente agravariam muito sua condição.   

Depoimento de um cliente que há 10 meses iniciou atendimento com o Método Pilates 1x/semana.

“Acho que ainda tem um bom caminho mas melhoras a olhos vistos tem a respiração e a postura. Aprendi a respirar e os exercícios dão força, flexibilidade e consciência corporal que ajudam muito no andar, mesmo que de bengalas ou ficar parado de pé. Meu jeitão na piscina, por exemplo, é um primor. Meu sonho é andar sem apoio mas considerando que até pouco tempo atrás nem tirava o pé do chão, só posso considerar uma evolução.”  

Postagens mais visitadas