Método Pilates: ferramenta eficaz na reabilitação pulmonar

A Equipe da Ekiness ® entrevistou a fisioterapeuta Dra. Beatriz Firmento graduada pela UFSCar ®-Physicalmind Institute ®.
(2011), com extensão universitária na UNER – Argentina (2009). Possui formação no Método Maitland e no Conceito Mulligan (2011). Em 2012 realizou a formação completa no Método Pilates (Mat e Apparatus) pelo Demakondes Pilates

O que são bronquiectasias?
Beatriz: As bronquiectasias normalmente originam-se em episódios ocorridos na infância, durante surto de infecção por vírus ou bactérias. A conseqüência disso é a dilatação anormal, permanente e irreversível dos brônquios e bronquíolos (vias onde ocorre a troca de ar nos pulmões).

Quais os sintomas das bronquiectasias?
Beatriz: Tosse crônica com secreção volumosa, pus e odor desagradável pela manhã ou por mudanças de decúbito; suscetibilidade a infecções pulmonares (pneumonias de repetição); falta de ar; dor torácica; e fadiga (cansaço). Além disso, pode ocorrer febre, tosse com sangue, emagrecimento, perda de apetite e mau-hálito.

Qual o tratamento para as bronquiectasias?
Beatriz: Além do tratamento farmacológico, a fisioterapia respiratória é muito importante no tratamento de pessoas com bronquiectasias. Na Ekiness, utilizamos também o Método Pilates como uma nova opção na reabilitação deste indivíduo.

Que benefícios o Método Pilates pode trazer para uma pessoa com bronquiectasias?
Beatriz: Muitas vezes pela sensação de falta de ar e fadiga, este cliente evita fazer qualquer tipo de atividade física. O Método Pilates pode ser uma maneira prazerosa deste indivíduo se movimentar regularmente e, associado a uma atividade aeróbica, pode melhorar a capacidade física e o desempenho nas atividades do dia-a-dia.
A respiração é um princípio essencial do Método Pilates. É fundamental a associação de um padrão específico de respiração durante a execução dos movimentos. Desta forma, podemos melhorar o padrão respiratório, aumentar a mobilidade da caixa torácica e, conseqüentemente, diminuir a sensação de falta de ar deste cliente. Ressaltamos que o correto estimulo aos músculos profundos do tronco que podemos conseguir com uma respiração adequada possibilitam a melhora do controle neuromotor do tronco.
Além do benefício da melhora da respiração, o método trabalha de forma única a alteração postural comumente encontrada neste cliente: a hipercifose.
Durante os atendimentos com o método, movimentos como o Swan nos diferentes equipamentos (Reformer, Cadillac e Chair) devem ser rotina por exigir a extensão da coluna. Os movimentos que realizam rotações e dissociações como Twist Mermaid e Roll Back Obliqúe também são muito bem vindos. Outro movimento que não podemos esquecer é o Eve´s Lunge no Reformer, além do estímulo à extensão de tronco, o alongamento do íliopsoas auxiliara a melhora do melhor alinhamento de tronco/pelve e dissociação dos mesmos durante a marcha. Todos estes movimentos podem ser realizados com o auxílio do Tye 4®como veremos na foto baixo do Swan no Cadillac.
É muito importante que o atendimento do indivíduo com bronquiectasias, ou qualquer outra enfermidade respiratória, seja feito por um fisioterapeuta, já que manobras específicas de higiene brônquica/fisioterapia respiratória podem ser associadas aos atendimentos de Pilates, diminuindo a retenção de secreção nas vias aéreas, facilitando as trocas gasosas no pulmão e prevenindo infecções por repetição.

Swan on Cadillac - Tye4®

"Procurei o pilates por orientação de um ortopedista, pois tenho dores lombares todos os dias. Estava viciada em anti-inflamatórios. Comecei o pilates, as dores lombares sumiram. Nunca mais tomei remédio, porque as dores pararam de existir.
O mais interessante foi que eu também tenho problemas pulmonares. Bati recordes em número de pneumonias. Com o pilates, são praticamente três anos sem nenhuma crise pulmonar e sem os terríveis antibióticos, que inclusive destruíram meu estômago e intestino.
Façam pilates na Ekiness®... É um santo remédio!"

Depoimento de  Vera Assis, praticante de pilates na Ekiness®há 3 anos.

Postagens mais visitadas