“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”

Figura 1 - Livro Biomecânica da
Coordenação Motora - Angela Santos

O ombro é uma articulação altamente complexa e necessita de atenção especial, já que é, devido a sua grande amplitude de movimento, a articulação mais vulnerável a lesões. Ele faz parte de nosso membro superior, sendo a conexão entre nossos braços e tronco. Os músculos e ossos que formam os nossos membros superiores “vestem” nosso tronco como uma verdadeira capa, sendo conectados através de inserções musculares e por apenas 2 pequenas articulações: as articulações esternoclaviculares (Figura 1). 

Por ser uma articulação muito especializada tanto estudiosos da área da saúde quanto da antropologia têm demonstrado grande interesse por ela.
Alguns estudiosos da evolução humana relatam que o diferencial do homem primitivo para os demais primatas pode ter sido o desenvolvimento de um diferente posicionamento da articulação do ombro.
A primeira teoria, Teoria da Escalada Vertical, propõe que o formato da cavidade glenóide da escápula e do formato da clavícula permitiu ao homem uma melhor escalada vertical (para por exemplo subir em árvores e fugir dos predadores). Já a segunda teoria fundamenta-se no fato que a melhora da função de carregar objetos e comida incentivou o homem a bipedestação, ocasionando a liberação das mãos.
O libertar das mãos permitiu o manuseamento de objetos que, com o tempo, aperfeiçoou e deu origem a modificações estruturais no cérebro. Estas modificações permitiram o aperfeiçoamento de nossa inteligência. Com a melhora de nossa memória, foi possível o aprendizado de ações manipulativas complexas e, por fim, a criação e produção de nossa linguagem. A estruturação social foi sendo cada vez mais complexa, acompanhando um modo de vida em evolução. Assim, o Homem conquistou a Terra… (Figura 2)


Figura 2

Enfim, podemos observar como nossos  braços foram e são importantes até hoje em nossa vida!

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”…. Ter braços tão diferentes das outras espécies, com tanta amplitude de movimento, tanta liberdade, são necessários músculos hábeis para a estabilidade desta articulação, um compromisso perfeito entre mobilidade e estabilidade. Os músculos que formam o chamado manguito rotador são fundamentais nesta engrenagem (Figura 3).


Figura 3 - Manguito Rotador

Durante o mês de março, nosso foco durante os atendimentos será a organização de nossos ombros com os movimentos chamados: Rowings e Kneeling Arms. Os movimentos de remada do método pilates, os chamados ROWINGs, vêm de encontro a uma necessidade fundamental do nosso ombro: o CONTROLE. São movimentos bastante coreografados então, fizemos algumas fotos e pequenos vídeos para que que vocês possam compreender melhor. A melhora na execução só será conquistada com muita prática! Mas com certeza todos poderão sentir seus benefícios.  

Confiram em nosso instagram os vídeos demonstrativos, vale a pena lembrar que os vídeos são apenas dicas visuais dos movimentos, pois cada um descobrirá a sua melhor forma de executá-los respeitando seus próprios limites.


Divirtam-se!!!

Rowing Front 1
                    
Rowing Front 2






Rowing Back 1


Rowing Back 2






Postagens mais visitadas