Assoalho Pélvico, Pilates e Gestação

As fisioterapeutas Dra. Roberta Bueno de Souza e Dra. Liliana Stupp foram entrevistadas pela jornalista Simone Siqueira  do Jornal O Vale, confiram!

November 24, 2011 - 16:04

Exercícios certos evitam problemas na gestação

 Tratamentos e recursos ajudam a barrar os inconvenientes comuns ao período de gestação e refletem até mesmo na saúde do bebê DIVULGAÇÃO
Fisioterapia e atividade física moderada garantem saúde e previnem complicações para a gestante
SIMONE SIQUEIRA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Foi-se o tempo em que a gravidez era sinônimo de sedentarismo, dores, traumas e sobrepeso. Hoje em dia, as grávidas estão se cuidando mais, e melhor.
Para isso, elas dispõem de tratamentos e recursos para barrar os inconvenientes comuns a este período delicado da vida da mulher. E o melhor: os mesmos benefícios também irão refletir na saúde do bebê.
Segundo a fisioterapeuta especializada em uroginecologia, Liliana Stüpp, várias modalidades de exercícios podem ser escolhidas, entre elas a natação, hidroginástica, ioga e o pilates.
"Ao escolher o tipo e a intensidade dos exercícios, a gestante deverá ter a liberação do médico e o auxílio de um profissional da área. As atividades variam de acordo com o período da gestação e há contraindicações em alguns casos", disse ela.
Benefícios.
A prática das atividades certas melhora as condições do parto e pós-parto, ajuda no desenvolvimento do bebê e melhora o controle do ganho de peso e pressão arterial da mulher.
O personal trainer Francisco Filho, com experiência no atendimento a gestantes, disse que a avaliação física deve ser individual , sempre acompanhada da opinião do médico.
"Elas têm procurado fazer mais exercícios para passar pela gestação com maior conforto. A procura tem aumentado e só esse ano eu já atendi oito", afirmou.
Assoalho pélvico.
Um dos tratamentos indicados pelos médicos é a chamada reabilitação do assoalho pélvico, uma área da fisioterapia que compreende exercícios para ativar e fortalecer os músculos que sustentam o útero, a bexiga e o intestino.
Ele ajuda a prevenir e curar, entre outros problemas, a incontinência urinária e o prolapso genital, ou "queda da bexiga", que pode surgir em decorrência do parto.
O profissional faz uma avaliação detalhada destes músculos, e recomenda o número de séries, a frequência e a posição dos exercícios, que varia de uma pessoa para outra. Com o aprendizado, eles podem ser feitos em qualquer lugar.
Pilates.
A fisioterapeuta e instrutora de pilates Roberta Bueno, da Ekiness, em São José, disse que o exercício também é recomendado por trabalhar com a respiração e conscientização corporal da mulher. O pilates ajuda a gestante a relaxar, sentir as mudanças do corpo, entrar em contato com o bebê e se preparar melhor para o parto.
"O método pode ser adaptado aos diferentes trimestres da gravidez", disse. Os exercícios também ajudam a fortalecer os músculos dos membros superiores, como costas e braços, que serão muito usados para a mãe segurar o bebê.

http://www.ovale.com.br/2.621/exercicios-certos-evitam-problemas-na-gestac-o-1.185673

Comentários

Postagens mais visitadas