Valores para Sentir: curiosidades sobre Mandalas

Os valores da EKINESS® foram dispostos na composição de uma mandala. Apesar das mandalas terem surgido como uma expressão espontânea em diversas culturas, desde os primórdios da humanidade, muitas pessoas associam as mandalas com algo místico, pela influência da cultura hindu e tibetana. De fato, nessas culturas, a presença das mandalas é muito frequente nos rituais e práticas meditativas. A palavra mandala, inclusive, tem origem no sânscrito e significa "círculo mágico."
Monges tibetanos construindo uma mandala de areia

Foi, entretanto, o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung quem percebeu que havia uma razão para as mandalas surgirem espontaneamente em diversas culturas, inclusive nos desenhos das crianças e no relato de sonhos de seus pacientes. 
Jung fez uma intensa pesquisa e descobriu que a mandalas tinham dupla eficácia para quem as contemplava ou desenhava: conservar a ordem psíquica , se ela já existe, ou reestabelecê-la se ela desapareceu. Jung considerava as mandalas como uma representação do arquétipo da ordem, da integração, da totalidade e integridade psíquica. Não por acaso em propostas arteterapêuticas em clínica ou treinamento de pessoas, exercícios com mandalas são muito escolhidos para ajudar na organização interna e administração do stress.O próprio Jung fazia com frequência mandalas em pintura e escultura.
Você quer saber mais sobre mandalas? Clique aqui.
Você quer baixar gratuitamente mandalas para pintar e relaxar? Clique aqui
Algumas mandalas ao redor do mundo:



(Mandala feita pelo próprio Jung parte do seu "Livro Vermelho")

Comentários

Postagens mais visitadas