Dança do Ventre e Pilates

foto: Liliane Pardini - bailarina e instrutora de Pilates da Ekiness

              A Dança do Ventre, pela sua beleza e caráter ancestral, fascina e desperta o interesse de muitas pessoas ao redor do mundo. No Brasil, nos últimos cinquenta anos é que essa dança se tornou mais acessível ao aprendizado popular e com isso também, surgiram no país, estudos que apontam os benefícios físicos e emocionais desses movimentos que gravitam em torno e a partir do ventre. 
              A psicóloga Lucy Penna, especialista em terapia corporal, escreveu um livro chamado "Dance e recrie o Mundo: a força criativa do ventre", onde ela aborda entre vários assuntos relacionados ao feminino, sobre o poder regenerador que a Dança do Ventre pode propiciar para as mulheres da atualidade.
                 Entretanto, para as mulheres que nunca fizeram dança ou mesmo sentem limitações de consciência corporal, pode parecer difícil executar certos passos. O pilates, nesse sentido, pode ser um grande aliado para pessoas que dançam profissionalmente e inclusive, para quem gostaria de dançar melhor mas sente as restrições do próprio corpo.
              Liliane Pardini, instrutora de Pilates da Ekiness e bailarina, nos fala um pouco mais sobre os benefícios que a prática do pilates trouxe para a qualidade da sua Dança do Ventre:

              " Na Dança do Ventre, como nas outras modalidades de dança, existem regras para que tudo saia com perfeição, exigindo também habilidade, compromisso e muita dedicação.
Muitos dos principais discípulos de Joseph Pilates foram bailarinos.O método nos auxilia a ganhar movimentos bem delineados e precisos através dos benefícios que traz, como:Postura correta, Flexibilidade, Alongamento, Músculos Tonificados e o principal que é encontrar o nosso Centro de Gravidade durante a dança, evitando desequilíbrios. 
O pilates permite na dança um certo luxo entre espaço, tempo e consciência interna, além de manter um bailarino em forma mesmo que lesionado, tornando assim sua reabilitação bem mais rápida e eficaz.Tudo que aprendo com as aulas utilizo na Dança do Ventre, desde manter a postura, com um bom condicionamento muscular, aos fundamentos como: Engagement, Flight e Prone Hip que se tornam imprescindíveis quando necessitamos de um equilíbrio dinâmico ".
Quer saber mais sobre como o pilates pode ajudar na qualidade da sua dança? Procure nossa equipe!


              
                       
                            

Comentários

Postagens mais visitadas