Dia Mundial do Câncer e Doadores de Sabedoria


O Dia Mundial do Câncer (4 de Fevereiro) é uma data importante para a mobilização da sociedade quanto a prevenção e alerta dos fatores de risco associados a uma gama enorme de doenças neoplásicas. A divulgação de informações relevantes para a saúde é uma iniciativa que a EKINESS®  quer compartilhar com você. Nos próximos posts falaremos sobre algumas dicas de prevenção e cuidado com a saúde.
A seguir colocamos uma pequena matéria disponibilizada pelo INCA e também um video e o link de um projeto muito interessante chamado "Doadores de Sabedoria". O projeto, uma iniciativa da parceria entre o Museu da Pessoa e o Instituto Oncoguia tem por objetivo disseminar histórias de pessoas que tiveram câncer, seus aprendizados e reflexões sobre a vida. 
Para saber mais acesse:

Matéria publicada no site do INCA:
O Dia Mundial do Câncer, instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer-UICC, é celebrado todo dia 4 de fevereiro com apoio do INCA. A data tem como objetivo chamar a atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o crescimento do câncer que atingiu proporções catastróficas no mundo, tornando-se uma ameaça às futuras gerações.

Mais de 12, 7 milhões de pessoas são diagnosticadas todo ano com câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas da doença. No Brasil, são esperados, somente para 2011, quase 500 mil novos casos.  Se não forem tomadas medidas de longo prazo e largo alcance, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas ocorrerão nos países em desenvolvimento.

Conferência de Cúpula da ONU - No centro das ações programadas para o Dia Mundial do Câncer deste ano está a mobilização em torno da Conferência de Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Doenças Não-Transmissíveis (cardiovasculares, diabetes, respiratórias e câncer), planejada para 19 e 20 de setembro de 2011. Será a terceira vez que a ONU abrirá espaço para discutir assuntos dessa natureza. Ocorreu com a poliomielite, em 1988, a partir de uma resolução da Organização Mundial da Saúde para erradicar a doença no mundo até o ano 2000; com a Aids, em 2001, e agora com as doenças crônicas não-transmissíveis. O que dá a dimensão da importância dessas doenças e será uma oportunidade histórica para que o câncer seja incluído como prioridade na agenda do desenvolvimento global. Leia mais

Declaração Mundial contra o Câncer - Em 2008, foi lançada a Declaração Mundial contra o Câncer, com metas para reduzir a magnitude da doença no mundo até 2020. Desde então, a UICC tem apelado para que governos, instituições e a população se comprometam com esses objetivos assinando o documento. Agora, a Declaração servirá de instrumento para mobilização no encontro de cúpula da ONU dedicado às Doenças Não Transmissíveis. Espera-se apresentar um milhão de assinaturas aos chefes de estado e autoridades presentes. E você pode participar. Assine já a Declaração. Juntos somos mais fortes!
O desafio é global, mas a solução depende de cada um de nós.

***
Teaser do Projeto Doadores de Sabedoria 





Comentários

Postagens mais visitadas